Logo que chegou a Pandemia da Covid-19 aqui no Brasil, passamos por momentos de paradas não programadas e alguns momentos difíceis, de adaptação à nova realidade. Porém, passamos também por muitas oportunidades, por exemplo a oportunidade de estar um tempinho a mais com quem a gente ama, a oportunidade de se adaptar à um novo tipo de trabalho (que acredito que será o futuro de muitos negócios) e a oportunidade para afiar o machado.
VOCÊ SABE O QUE É AFIAR O MACHADO?
Afiar o machado é refletir, se auto avaliar, conhecer mais, limpar a mente e reorganizar a vida. É raciocinar, é ir atrás de novidades, inovações, é GERAR CONHECIMENTO. Tudo isso é afiar o machado, mas calma que vou explicar tudinho para você!
Vamos começar pela história que deu embasamento para todo esse conteúdo.
Metáfora do Lenhador: Afiando o Machado
“Um velho lenhador experiente foi desafiado por um forte jovem para uma disputa: Dividiram uma área igual para os dois e começaram a cortar as árvores. O jovem, com toda a energia e força, já havia derrubado muitas árvores sem parar. E ele se empolgava mais ao olhar que o velho se sentava para descansar.
No final do dia, o jovem se surpreendeu ao ver que o lenhador experiente o venceu com facilidade, e perguntou: “Mas como o senhor fez para cortar mais árvores que eu, mesmo parando tantas vezes para descansar?”. E o sábio respondeu: “Engano seu! Eu parava para afiar o meu machado, jovem”.
Autor desconhecido.
Ao parar para afiar o machado, o lenhador foi extremamente mais inteligente que o jovem. Um machado afiado faz com que a força do lenhador se torne muito mais eficiente na hora de cortar a madeira.
Fazendo isso, o lenhador mais experiente conseguiu rachar as lenhas de forma mais eficaz e mais rápida.
Trazendo para a nossa realidade: muitas pessoas acreditam que ao empregarem força física para fazer algo ou apenas ter “vontade de vencer”, é o necessário para ter sucesso e alcançar os sonhos.
Sendo que o necessário mesmo – muitas vezes – é parar para refletir, aprender e reorganizar as coisas!
Quando paramos para refletir sobre nós mesmas, por exemplo, descobrimos diversos pontos de melhoria em nossa vida pessoal e profissional. A partir disso, podemos criar ações para mudá-los, o que é uma maneira de afiar o machado.
Acredito que muitas coisas ruins acontecem no dia a dia por não pararmos para afiar nosso machado. Pensamos que não podemos parar, que “tempo é dinheiro” ou que se pararmos ficaremos para trás.
Porém, se não pararmos para afiar o machado, de tempos em tempos, dificilmente chegaremos no nosso sucesso.
Entenda sucesso = atingir os seus objetivos ou atingir as suas metas.
Digo isso, porque sem autoavaliação acabamos deixando pontos cegos em nossas carreiras, negócios e família.
Então, para sermos mais eficientes e chegarmos onde queremos chegar, em todas as áreas de vida, precisamos parar e afiar nosso machado.
COMO AFIAR O MACHADO?
Existem diversas maneiras para isso e ao contrário do que muitas pessoas pensam, são coisas simples que fazem toda a diferença e geram muito valor para a nossa vida como um todo.
A minha lista de maneiras de afiar o machado é composta por:
- LIVROS;
- FILMES;
- SÉRIES;
- MEDITAÇÃO;
- EXERCÍCIO FÍSICO;
- MOMENTOS DE LAZER COM A FAMÍLIA;
- ESTUDO DE CONHECIMENTOS GERAIS.
Uso os livros, por exemplo, para aprender com erros e acertos de outros empreendedores. Entender quais caminhos devo ou não seguir para com os meus negócios.
Filmes e séries uso para aprender coisas novas, sejam conhecimentos sobre o empreendedorismo, como também conhecimentos gerais. É legal observar o que fez a personagem “se dar mal” ou “se dar muito bem”, tudo isso traz bagagem para nossa vida e também mais criatividade no trabalho.
Meditação e exercícios são essenciais para cuidar da saúde, do seu corpo e eliminar o estresse do dia a dia. Nada melhor do que descontar toda nossa energia na academia queimando umas gordurinhas, não é mesmo guria?
AFIE O SEU MACHADO AGORA!
Compartilho a minha lista com você, pois sei que cada uma dessas coisas é essencial para o nosso crescimento.
De coração? Quero te ver arrasando por aí com o machado afiadíssimo para enfrentar todos os desafios que o empreendedorismo nos proporciona.
Empreender com o machado afiado – como na metáfora do lenhador – é muito mais eficaz e oferece resultados mais rápidos para você.
Aproveite os momentos em que é preciso parar para afiar seu machado lendo aquele livro que está parado em sua prateleira, assistindo filmes que trazem valor para sua vida, procurando fazer coisas diferentes com quem você ama, meditação, exercícios, estudar um novo idioma… enfim, por alguns momentos pare para cuidar de você, da sua mentalidade e tomar decisões assertivas!