O assunto de hoje é sobre a Expectativa vs a Realidade de Empreender. Antes de mais nada, meu objetivo aqui é trazer a verdade nua e crua sobre a jornada empreendedora para você.
Isso porque, muitas pessoas associam a jornada empreendedora como luxuosa e repleta de glamour. Porém, se frustram quando começam a ver que não é bem assim. É necessário lutar, enfrentar problemas e trabalhar muito para atingir grandes resultados financeiros.
Para você entender melhor, vou começar contando uma história rápida sobre o Sr. João – como a história é verídica, pouparei o nome real da pessoa para não causar associações.
Atualmente o Sr. João possui uma fábrica de plásticos com bastante prestígio e sucesso local, contando com uma carteira de centenas de clientes. Ele é o case de sucesso da família, ajudando todos à sua volta e presenteando, muitas vezes, seus parentes e pessoas próximas com carros e itens de valor altíssimo.
Mas nem sempre foi assim. Ele precisou de 10 anos (dez anos) para chegar ao sucesso.
O negócio dele é operar máquinas injetoras de plásticos que são aquecidas a mais de 200 graus celsius para produzir peças plásticas. Pensando em baratear o custo de produção, ao longo dos anos ele optou por não desligar a máquina (gastaria o dobro de energia para aquecê-la novamente).
As noites em que dormia em volta da máquina juntamente aos seus cachorros, eram frequentemente rotineiras.
Levou anos para conseguir ter um pequeno lucro para comprar outra máquina, para aí sim contratar um primeiro funcionário e fazer a roda girar. Você teria essa resiliência e disciplina do Sr. João? 10 anos, são 10 anos!
Qual é a sua visão sobre ser uma empreendedora?
Luxuosa?
Sucesso?
Cheia de jóias e um carrão?
Seja como for, a grande maioria vê o empreendedorismo como algo luxuoso, né? Carrão, muito ouro, casa linda, roupas caras… Mas será que é assim mesmo? Será que 100% das vezes é assim? Preciso lhe dizer a verdade: NÃO. Não é assim.
Tem muita batalha, muito perrengue, muitos desafios em meio a tudo isso. Choro, sorrisos, vitórias, erros e muitos fracassos também. Como eu escrevi no início, neste post vou lhe contar a verdade NUA E CRUA do empreendedorismo.
O caminho do empreendedorismo funciona mais ou menos como uma montanha russa, veja na foto abaixo:
Ou seja, é cheio de altos e baixos. Desafios, perrengues, principalmente no início. Dias de chuva, dias de sol. Dias de luta, dias de glória. É uma subida e descida maluca.
Você vive todos os dias com aquele sentimento de: “OMG tô ferrada!” misturado com “vai dar tudo certo!” com “uhu, deu certo.”. Misturado com “que droga o cliente não pagou!”.
Uma loucura! Porém, eu garanto que vale a pena no fim das contas. Essa é a verdade.
Contudo, voltando a falar sobre impressões e expectativas da jornada empreendedora, o fato que é muitas pessoas olham os empreendedores e pensam:
- Nossa, mas olha lá o carrão;
- Olha lá a mansão;
- Ele tem sorte por ter uma empresa maravilhosa;
- Trabalha a hora que quer…
Acredite, essa é só a ponta do ICEBERG. Todo mundo vê o sucesso, o palco, mas o que ninguém vê são os bastidores. O dia a dia de trabalho duro e muita resiliência.
“Mas Cami, por que a fulana não mostra esses bastidores? Mas por que você não mostra os dias que você chora?”
Às vezes eu até conto e mostro, mas o fato é que as pessoas escolhem o que postam ou não, e na grande maioria das vezes o que preferem publicar é a “ponta do iceberg”.
Mas o fato é que todo mundo tem problemas em suas empresas que vão de problemas pessoais a pagamento de impostos, briga com o sócio, superação de medos e várias outras questões.
Eu mesma tenho momentos que me questiono se tudo vai dar certo. Mas na maioria das vezes eu estou 100% empolgada – e muito focada! -, com meu plano traçado e fazendo o que precisa ser feito.
Então é isso que eu quero que você compreenda aqui hoje: existem muitos desafios sim. Você não é a única que vai passar grandes perrengues e desafios. Mas se você souber enfrentar esses desafios, buscando evolução dia após dia, buscando atingir suas metas, você pode passar e conquistar os seus sonhos.
Afinal, quais são os maiores desafios do empreendedorismo e como enfrentar esses desafios?
3 GRANDES DESAFIOS DO EMPREENDORISMO E COMO ENFRENTÁ-LOS
-
LUTA CONTRA VOCÊ MESMA
Mais difícil do que passar todo esse sobe e desce, é lidar com a sua cabeça, ou seja, com a sua mentalidade. Mas o que eu quero dizer com isso?
Você vai precisar, por exemplo:
- Aprender a lidar com o desânimo quando um cliente vai embora;
- Segurar a raiva quando alguém lhe copia;
- Ajustar um erro quando acontece;
- Ser racional para tomar uma decisão difícil;
- Lidar com nossas emoções quando estamos de TPM hahaha.
Logo, lidando bem com esse desafio, você pode começar a se considerar uma pessoa de sucesso.
Com o tempo e autoconhecimento ficará mais fácil perceber que situações como essas são normais, e sempre acontecerão. Entenda isso, e não deixe que esses problemas roubem sua energia – porque ela é seu bem mais precioso.
-
LIDAR COM AS PESSOAS
A partir do momento que você resolveu empreender, você vai ter que aprender a lidar com pessoas. “Ah, Cami, mas eu quero empreender sozinha. Sem funcionários ou sócios. Sozinha”.
Porém lamento em dizer que é aí que você se engana.
Isso porque, você terá que lidar com clientes, com seu contador e com seus fornecedores. Por isso, esse também é um grande desafio e você precisa afiar o seu machado para enfrentá-lo.
ps.: dica de livro sobre o tema “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie.
-
SER 360 GRAUS
Quando estamos começando um negócio temos que nos virar nos 30. Isto é, você será o marketing, financeiro, comercial e todas as áreas da sua empresa. Basicamente você precisa conhecer de tudo um pouco. Isso é um grande desafio também – talvez um dos maiores.
Nesse momento, o que acontece com diversas empreendedoras é se sentir totalmente perdida.
Foi por isso que eu criei a minha Imersão, que é o meu treinamento para empreendedoras. Dentro do treinamento você encontra aulas que irão te ajudar com cada uma destas áreas – financeiro, marketing, mindset e vendas.
A Patrícia Galdino de Americana/SP, uma de minhas alunas, relatou em uma entrevista o quanto a Imersão a ajudou. “Antes de abrir meu negócio, acompanhava a Camile pelas redes sociais, reagia em suas publicações e ela sempre me respondia. No final de 2021, já comecei a me planejar para que em 2022 fosse 100% empreendedora. No entanto, sabia que precisaria de uma profissional para me auxiliar nessa jornada. Então, entrei em contato com ela e senti uma conexão muito forte. Fechei na mesma hora. Camile é uma pessoa de boa energia, de bom coração, inteligente e uma excelente profissional. Hoje, estou realizando meu sonho de empreender 100% do tempo e cresço a cada dia. Com a mentoria e todo planejamento estratégico já consegui aumentar minhas vendas pelas redes sociais”.
Além das aulas, você também recebe mentorias individuais em vídeo direto comigo. Se você deseja conhecer a minha Imersão ao Empreendedorismo Feminino, basta se inscrever na lista de espera para a próxima turma que eu enviarei as informações para você em primeira mão.
A sua hora vai chegar
O fato é que existem muitos muitos muitos desafios. Assim como em qualquer coisa na vida que desejamos um resultado, mas buscando conhecimento e aplicando, ninguém lhe segura.
Para finalizar esse post, entenda que você precisa realmente acreditar e seguir seu propósito. Esse é o segredo para dar tudo certo e ser mais segura e confiante durante a jornada empreendedora.
Acredite que você vai atingir seus objetivos. Vai ser igual ao Sr. João do início do post, que dormia ao lado da máquina porque era a única coisa que ele tinha, mas sonhava grande, acreditava ser possível e agia! E hoje ele venceu.
Então, não se compare com empreendedoras que ostentam nas redes sociais e estão em outros patamares financeiros. Se é isso que você deseja, a sua hora vai chegar.
Porém, você precisa focar primeiro no SEU processo. Sem criar expectativas vazias, mas sim metas e um plano de ação.
A minha missão aqui é te ajudar a acabar com erros iniciais, evitar muitos perrengues e te dar o caminho das pedras com o meu conteúdo.
Você está comigo?
Por fim, comente aqui se esse texto te ajudou e compartilhe com a amiga empreendedora que você lembrou enquanto lia o artigo, tenho certeza que ajudará ela também.