COMO CRIAR IDEIAS DE CONTEÚDO PARA AS REDES SOCIAIS DO SEU NEGÓCIO [+ EBOOK COM 80 IDEIAS]

ideias de conteúdo para as redes sociais de negocios camile woinarski

Você já passou por aquele “branco” na hora de criar um conteúdo para as redes sociais do seu negócio? Provavelmente sim. Isso porque ficar sem ideias de conteúdo para postar é normal, precisamos de muita criatividade para estar sempre inovando.

Por isso criei uma maneira de acabar com esse problema que afeta várias empreendedoras. Já que, no início, muitas vezes precisamos nos virar nos 30 pra dar conta de todas as áreas do nosso negócio.

Nesse post você vai entender tudo sobre conteúdo digital e terá acesso ao meu ebook com 80 ideias de conteúdo para publicar nas redes sociais.

POR QUE O CONTEÚDO É TÃO IMPORTANTE?

O conteúdo é importante porque precisamos ter uma empresa que agregue valor na vida das pessoas e o conteúdo é a melhor maneira de fazer isso. Vamos à um exemplo que eu ADORO dar:

80 ideias de conteudo para as redes sociais do seu negocio - camile woinarski

Você está vendo esse meme? Diz pra mim… quem nunca pensou nisso na hora de uma paquera? hahaha Eu mesma quando encontrei meu noivo, a primeira coisa que pensei foi: “esse cara é diferente, ele tem conteúdo!”

Pegando gancho nisso, você já pensou POR QUE DAMOS TANTO VALOR PARA UMA PESSOA COM CONTEÚDO?

A resposta é um teste que quero fazer você agora. Quero propor dois cenários para você imaginar e definir qual deles você iria preferir:

  1. Imagine você marcar um encontro e sair com uma pessoa que fala coisas que depois de 5 minutos não têm mais importância nenhuma, como violência ou críticas de outras pessoas. Coisas que não acrescentam em nada na sua vida.
  2. Agora, imagine você marcar um encontro e sair com uma pessoa que toda vez que você conversa te ensina algo, que te ajuda a crescer, te ajuda a enxergar pontos que você não enxergava e que podem melhorar a sua vida.
Quais desses dois tipos de pessoa você prefere?

Sempre sempre sempre preferimos falar com pessoas do segundo cenário, porque essas pessoas possuem um conteúdo muito bom. Ou seja, elas falam sobre coisas que agregam valor pra sua vida.

Nos negócios É A MESMA COISA!

Para que as pessoas sigam nossas empresas, comprem com nossas empresas e queiram receber os nossas publicações, precisamos TER CONTEÚDO.

Temos que realmente agregar valor para a vida das pessoas com o nosso negócio. Além de ajudar elas a resolverem seus problemas ou a realizarem seus sonhos.

Do contrário, seremos apenas mais uma marca dentro de um universo cheio de marcas nas redes sociais, uma marca sem conteúdo.

Por isso TER CONTEÚDO é: gerar valor na vida das pessoas. É realmente fazer a diferença COM O SEU NEGÓCIO

O QUE É O CONTEÚDO DIGITAL?

O conteúdo digital é uma estratégia para oferecer informação para as pessoas. Ele precisa informar, resolver problemas e ser relevante.

Gosto de resumir com a seguinte frase: o conteúdo deve ajudar as pessoas a saírem do PONTO A para um PONTO B.

No qual o ponto A é onde a pessoa se encontra com alguma aspiração ou problema e o ponto B é a transformação causada depois de você ajudá-la a atingir esse objetivo.

Por exemplo:
A minha persona deseja ter um negócio de sucesso.
Eu vou levar ela do ponto A que é: “não sei por onde começar!”
Ao ponto B que é: tenho um negócio de sucesso.

A minha persona tem medo de empreender.
Eu vou levar ela do ponto A que é: “estou com medo!”
Ao ponto B que é: venci o medo de empreender e comecei o meu negócio.

Então, um conteúdo de valor precisa ser:

  • RELEVANTE;
  • INFORMATIVO;
  • TIRAR DÚVIDAS;
  • ELIMINAR PROBLEMAS;
  • AUXILIAR NA REALIZAÇÃO DE SONHOS;
  • LEVAR AS PESSOAS DE UM PONTO A PARA UM PONTO B!

Todo esse combo é o conteúdo de valor no marketing digital.

O QUE PUBLICAR NAS REDES SOCIAIS?

Você deve publicar nas redes sociais o que a sua persona deseja receber de conteúdo. Por isso, o primeiro passo é compreender profundamente sobre a sua persona e isso é diferente de compreender sobre público-alvo.

Isso porque quando você conhece seu público-alvo, você sabe basicamente dados demográficos como sexo, idade ou localização. já quando você conhece sua PERSONA, você entende o que a pessoa gosta de fazer, gosta de ouvir, gosta de ler, quais são suas maiores dores e desejos.

Eu gosto de dizer que quando você conhece apenas o seu público-alvo, você corre o risco de “vender shampoo pra careca” ou “churrasco para vegetariano”. Porque você pode ter o melhor produto ou conteúdo do mundo, mas se não oferecer para as pessoas certas elas não irão querer consumir.

Perguntas que você deve fazer para conhecer a sua persona:
  1. Quais são as DORES da sua persona?
  2. Quais são os DESEJOS da sua persona?
  3. Por que as pessoas devem comprar com você e não com um concorrente?
  4. Por que as pessoas devem seguir a sua rede social?
  5. Quais as sensações que você quer despertar nos seus clientes?

7 MANEIRAS DE ENCONTRAR IDEIAS DE CONTEÚDO PARA O SEU NEGÓCIO

  1. Aproveite sua pesquisa de persona
  2. Faça perguntas
  3. Parado leia, andando ouça
  4. Tenha o Pinterest como um aliado
  5. Organize um Calendário de Datas Sazonais
  6. Siga bons conteúdos no Instagram
  7. Baixe meu EBOOK COM 80 IDEIAS

1. Faça sua pesquisa de persona

Depois de responder todas as perguntas da sua pesquisa de persona, verifique se respondeu todas as questões de forma profunda e com o máximo de informações.

Isso porque, dentro da sua pesquisa você vai encontrar infinitas ideias de conteúdo. Tudo isso será a base para começar todo o trabalho de conteúdo do seu negócio.

Digamos que você tem uma empresa de suplementos alimentares, algumas dores da sua persona podem ser: “como tomar um Whey”, “como me alimentar melhor no dia a dia” ou “o que comer no pré treino”.

Porém, para aprofundar, você pode ir além:

DORES
Baixa disposição no dia a dia
Se olhar no espelho e não gostar do que vê
Pensar que é gordinho demais
Pensar que é magro demais

DESEJOS
Perda de peso
Aumentar a força física
Ganhar massa muscular
Melhorar a autoestima

Você está vendo como é possível ter milhares de ideias de conteúdo através dessa pesquisa de persona? Por isso, não deixe de fazê-la!

2. Faça perguntas

Uma das coisas mais simples e efetivas que você pode fazer todo dia para seus clientes ou seguidores é fazer perguntas. Isso porque, melhor do que tentar adivinhar o que o seu cliente deseja receber de conteúdo, é perguntar para o próprio cliente o que ele deseja.

Muitas vezes as empresas reclamam que não vendem, mas o produto não está alinhado ao que o cliente quer. Ou reclamam sobre não ter engajamento, mas o conteúdo não é o que o cliente deseja receber.

Por isso: PERGUNTE!

As 3 maneiras mais efetivas de fazer perguntas atualmente é:

  • Caixinha de perguntas do Instagram
  • Direct de seus seguidores
  • Grupos do Facebook

3. Parado leia, andando ouça

Consumir CONTEÚDO DE VALOR vai te ajudar muito a encontrar ideias de conteúdo de valor para o seu negócio também.

Quando estiver parada – na fila do banco, no avião, no ônibus… – leia um livro. Não mexa no celular e deixe a TV de lado. Tenha alguns minutos de leitura por dia para ter mais criatividade na sua jornada empreendedora.

E quando estiver andando, ouça. Enquanto estiver na academia ou cozinhando, procure ouvir podcasts ou audiobooks para absorver mais bons conteúdos e ter mais criatividade.

Além disso, a leitura te ajuda a afiar o machado para a sua vida e para o seu negócio!

4. Tenha o Pinterest como um aliado

O Pinterest é poderoso pra abrir sua mente com novas ideias de conteúdo para o seu negócio. Lá tem muitas coisas criativas para todo tipo de segmento e, com certeza, é uma rede social que vai te inspirar.

Ao entrar no Pinterest faça a busca por palavras-chave, como fiz na imagem abaixo buscando por Produtividade. Escolha palavras que fazem sentido com o seu negócio. Depois, você vai receber muitos conteúdos interessantes sobre o assunto.

80 ideias de conteudo para as redes sociais do seu negocio - camile woinarski

Então, faça um bom filtro selecionando as melhores ideias de conteúdo e se inspire para criar para o seu negócio também.

5. Organize um Calendário de Datas Sazonais

Fazer um calendário com as datas comemorativas do seu mercado é algo bem BASICÃO, mas que quase ninguém faz. Por isso, se programe para datas importantes e que vão deixar o seu negócio em evidência.

Hoje existe data para tudo. Dá uma olhada no calendário de datas comemorativas do mês de novembro:

80 ideias de conteudo para as redes sociais do seu negocio - camile woinarski

Por isso, se prepare para não deixar passar datas importantes do seu mercado. Além disso, se programe para datas sazonais importantes para o comércio: Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e outras.

6. Siga bons conteúdos no Instagram

Eu sempre digo que não adianta você plantar milho e querer colher maçã ou plantar um pé de maçã e querer colher milho, guria.

Se você quer criar bons conteúdos, você precisa seguir bons conteúdos para ter boas inspirações. Mas se você segue conteúdos ruins, suas referências serão ruins e você ficará sempre na luta para encontrar criatividade para um conteúdo realmente bom.

Por isso, siga pessoas que vão te inspirar a ser melhor.

Siga influenciadores que te levem a um caminho diferenciado com publicações de relevância.

Uma coisa que todas as empreendedoras desejam é estar “na frente” dos concorrentes, mas você só estará na frente se tiver um bom repertório e boas referências.

São 4 tipos de pessoas ou empresas que eu sigo para ter um bom repertório:

  • Influenciadores gringos;
  • Grandes empreendedores brasileiros;
  • Empresas de segmentos diferentes;
  • Concorrentes.

Todos esses conteúdos me dão um bom repertório e ajudam no meu mindset. Além disso, seguir ou estar sempre de olho nos concorrentes ajuda a fugir de criar conteúdos similares.

7. Baixe meu ebook com 80 IDEIAS DE CONTEÚDO!

GU-RI-A! Se você ainda não viu ou não baixou, tenho um e-book completão com 80 ideias de conteúdo para as redes sociais da sua empresa.

ebook 80 ideias de conteudo camile woinarski

Como você sabe, eu só falo sobre as estratégias que eu uso nos meus negócios e esse ebook eu criei para me ajudar com o dia a dia de criação.

Então, quando percebi que muitas empreendedoras tinham dificuldade em ter novas ideias de conteúdo, resolvi disponibilizá-lo gratuitamente para ajudar você a gerar valor nas redes sociais do seu negócio.

Para ter acesso, basta clicar aqui no link e fazer o cadastro. Já já o ebook chega no seu e-mail!

COMO ORGANIZAR AS IDEIAS DE CONTEÚDO?

Meu conselho é que você tenha uma PLANILHA com tudo organizado. As alunas da minha imersão ao empreendedorismo feminino recebem a minha planilha pessoal #FicaADica 😉

Então, a ideia é que você tenha dentro da sua planilha uma Lista de Ideias com tudo o que surgir na sua cabeça para criar.

Bateu uma ideia?
Coloque na planilha!

Assim, toda vez que você precisar, você terá um grande acervo de conteúdos para criar. Você vai ver que a cada dia a planilha vai ficando maior e, o melhor, é que todas as ideias estarão organizadas em só um lugar.

QUER ASSISTIR ESSE CONTEÚDO EM FORMATO DE VÍDEO?

Não deixe de ver a LIVE abaixo. Nela eu comento sobre todo o conteúdo desse post, além de te dar novos insights sobre esse mesmo assunto, assista agora:

 

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