5 lições que eu aprendi depois de empreender

lições do empreendedorismo - lições que eu aprendi depois de empreender

Desde a infância eu ajudava com amor minha mãe a vender trufas e chocolates, no que depois fui entender, era o negócio dela, o trabalho dela. Isto é, a empresa dela.

Anos se passaram, e eu resolvi sair da CLT e abrir meu próprio negócio. Ou seja, resolvi ser empreendedora. Dona da minha agenda… Uau!

O que nem minha mãe me disse, nem o ‘mercado’ em si, foi que a jornada empreendedora, é cheia de altos e baixos — muitas vezes mais baixos que altos.

E é sobre exatamente essa realidade, que eu escrevo este post.

Hoje a minha proposta, é lhe apresentar algumas lições que aprendi com o empreendedorismo, principalmente ao olhar para trás. É compartilhar com você, o que eu gostaria de ter compartilhado com a Camile lá do início da jornada empreendedora dela.

Então, encontre uma posição confortável e siga comigo para as lições.

👉 ENTRE NO JOGO PARA GANHAR

A primeira lição, faz menção à forma como você vai entrar nessa jornada.

Isto é, acredito muito que o que pensamos na maior parte do tempo, acaba moldando quem seremos de fato. Primeiro pensamos, depois realizamos.

Nesse aspecto, algo que fará toda a diferença para qualquer pessoa que deseja empreender é mentalizar positivo. É mentalizar vitória. É querer entrar no jogo para vencer.

Semelhantemente, significa que eu preciso estar 100% disposta a fazer o meu negócio dar certo. 

Acima disso tudo, preciso queimar a ponte, sem olhar para as coisas que ficaram para trás e ir atrás de fazer acontecer, de fazer virar. Ah! E dar o meu melhor todos os dias em direção ao propósito que me fez começar. 

Se não for entrar para ganhar, é melhor nem começar.

 

👉 LEVEZA IMPORTA

A segunda lição que aprendi, é sobre como lidar com a rotina empreendedora. No início, eu sempre trabalhei com a mentalidade de trabalhar em cada minuto disponível do dia, em cada dia da semana — e isso valia para os finais de semana também.

Portanto, eu era muito rígida comigo mesma. Estava trilhando um caminho que, olhando hoje, poderia ter feito com que eu parasse há muito tempo de trilhá-lo.

Antes de mais nada, vale reforçar que eu não escrevi o parágrafo acima para que você entenda que sou contra o trabalho duro no empreendedorismo, pelo contrário, entendo que isso é uma das principais forças que você poderá contar para lhe levar ao topo.

O meu ponto aqui, é que não adianta você trabalhar 18 horas por dia, todos os dias, todos os meses para atingir seu objetivo, e repentinamente ter um AVC ou algum problema sério de saúde.

Ou seja, entre no jogo do empreendedorismo com mentalidade de longo prazo. É melhor você manter um ritmo cadenciado, mas sempre seguir em frente, do que dar um gás inicial tão grande, que você não conseguirá mantê-lo por muito tempo.

É sabido, que para empreender você precisará de disciplina, foco e trabalho duro. Mas você é a dona da sua agenda e tem total liberdade para criar uma rotina com as coisas que você ama fazer. A palavra neste caso, é equilíbrio.

Lembre-se: a jornada tem que ser tão prazeirosa quanto o destino que você almeja chegar.

Isso significa, que se você quiser, poderá trabalhar no domingo e folgar na segunda — se a natureza do seu negócio permitir isso, claro. Se sinta LIVRE! Livre para criar momentos leves em meio a intensa jornada empreendedora.

Não veja isso como algo difícil de se fazer. Eu mesma, após um dia intenso de trabalho, faço questão de trazer leveza ao meu dia, seja comendo um pouco de nutella, seja conversando sobre temas aleatórios com meu marido.

👉 NÃO DEIXE A ANSIEDADE LHE DOMINAR

A terceira lição é sobre ansiedade. Talvez essa seja a mais importante lição dessas 5 que trouxe para você neste post.

Isso porque, vivemos em um mundo acelerado, o qual aparenta cada vez nos sufocar mais. Parece que somente 24h por dia não é mais suficiente para a nossa ansiedade em alcançar todas as metas que desenhamos e nossa sede em cumprir toda a agenda (maluca) que temos.

Além de ser comprovado cientificamente que faz muito mal à saúde, a ansiedade pode lhe cegar, pode fazer você tomar decisões desnecessárias como, por exemplo: dar um passo maior que a perna, ou desistir quando está quase alcançando um objetivo.

Por isso, quando a ansiedade bate, gosto de lembrar o seguinte: não dá para começar a academia hoje e achar que meu tanquinho chega amanhã, né? Inegavelmente, é necessário trabalhar, ter disciplina, resiliência e saber respeitar o tempo!

Sob o mesmo ponto de vista, podemos concluir que a ansiedade prejudica muito a razão, o seu ser pensante. Nesse sentido, um bom exercício a se fazer quando sentir que está muito ansiosa, é parar, refletir, e questionar esse sentimento. Fale para si mesma que isso não é sadio e vai mais lhe prejudicar do que o contrário. Ou seja, tente trazer esse sentimento de ansiedade para uma conversa com o seu racional, para que este último invalide o poder de atuação do primeiro.

Existe uma frase que eu gosto muito, de um romancista irlandês chamado George Shaw, que representa muito bem o que eu quero escrever nesta lição:

“A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito”.

Anote essa frase acima em algum lugar que você consiga visualizar com frequência. Com certeza, ela lhe ajudará a combater esta, que pode ser uma das suas maiores adversárias.

👉 O QUE SIGNIFICA PRIORIDADE

A penúltima lição que trouxe, tem muito a ver com foco.

Aliás, eu batia muita cabeça no início da jornada empreendedora, tentando fazer um pouco de cada coisa. Fazer um pouco de cada prioridade.

E o fato é que ao se fazer um pouco de cada coisa, eu gastava muito tempo e energia, com coisas que não me aproximavam de meu objetivo principal.

A lição anterior sobre ansiedade, pode muito ser originada por essa sede que temos de achar que tudo em nossa vida são prioridades.

Nos acostumamos a dizer “prioridades”, sendo que prioridade deveria ser sempre no singular, isto é, sinônimo de uma coisa só. O foco em ter uma PRIORIDADE é o que vai te ajudar a voar longe.

Sua prioridade (sim, no singular) pode significar: fazer seus 6 primeiros dígitos de faturamento, vender sua empresa para algum investidor no futuro, ter funcionários (para quem gosta de gerir pessoas), ser a maior referência do país em sua área de atuação, etc…

A grande vantagem em se ter apenas uma prioridade é que dessa forma, todas as decisões que você tomará durante o seu dia, devem trazer à tona a seguinte reflexão: essa escolha que estou prestes a fazer, me aproxima ou me afasta da minha prioridade? A resposta para essa questão, determina se você deve gastar tempo e energia ou não com essa escolha.

 

👉 O MELHOR SEMPRE ESTÁ POR VIR

A última lição de hoje, tem a ver com esperança. Mas não uma esperança fajuta ou enganadora. Uma esperança que traz perspectiva.

Como ser humano, você é resultado de milhares (quiçá, milhões) de anos de evolução. Você é o que há de melhor no assunto “ser humano desenvolvido”.

O que eu quero dizer com isso, é que o melhor sempre está por vir. O ápice do seu negócio, isto é, o ponto mais alto do seu negócio, está por vir, os melhores resultados estão por vir.

Se você me permitir utilizar uma metáfora para explanar melhor essa lição, peguemos o exemplo da oliveira. A planta de oliveira, é responsável por gerar as azeitonas que por conseguinte gera o azeite de oliva.

O curioso nessa história, é que a planta leva de 10 a 12 anos para atingir seu ápice na produção da fruta. E o mais impressionante é que a oliveira pode viver mais de 2.500 anos!

Agora, se o produtor de oliveira não a regasse quando ela tinha meses, ou os primeiros anos, ela nunca geraria frutos. Se em algum momento o produtor deixar de cuidar da planta, ela morrerá e parará de dar frutos. 

Imagina se os primeiros produtores de oliveira, parassem de cuidar da planta no segundo, terceiro ou quarto ano da planta pensando que ela nunca daria nenhum fruto? Perderiam centenas de anos de colheita!

Com o passar do tempo, percebi que as coisas sempre melhoram. Por isso, acredite: a sua melhor ideia ainda está por vir, a sua melhor publicação ainda está por vir, o seu melhor cliente ainda está por vir, a melhor tecnologia para o seu trabalho ainda está por vir e por aí vai.

Isso não significa que você deva ficar em uma zona de conforto e não buscar melhorias contínuas consigo mesma. É a mesma coisa do produtor de oliveiras: em qualquer momento que ele relaxar e descuidar, poderá perder centenas de anos de colheita.

Há sempre coisas novas por vir. Esteja aberta para recebê-las, e principalmente, identificá-las!

Espero que essas lições possam ter lhe ajudado a desviar de possíveis atrasos em seu caminho no empreendedorismo, e que assim, possam ter colaborado para o alcance de seu objetivo.

Compartilha esse post :)

Não saia sem ler também...

Inscreva-se para receber novidades sobre o universo do empreendedorismo feminino!

Não se preocupa, não enviarei spam para seu e-mail :)