10 TÁTICAS DE PÓS VENDA PARA FIDELIZAR OS SEUS CLIENTES

TÁTICAS DE PÓS VENDA PARA FIDELIZAR OS SEUS CLIENTES

Muitas empresas fazem vendas e simplesmente esquecem de seus clientes depois da compra. Porém, uma das melhores maneiras de vender mais e aumentar o ticket médio (valor médio gasto por cada cliente) é usando táticas de pós venda para fidelizar essas pessoas.

Empresas que não usam táticas de pós venda cometem um grande erro, pois esquecem que cada cliente gerado significa dinheiro investido para conquista-lo. Ou seja, você pagou para conquistar um cliente, seja através de anúncios ou do tempo gasto criando estratégias de atração. Já pensou nisso?

Então, comece hoje a usar estratégias de pós venda para manter o relacionamento com seus clientes.

PORQUE É IMPORTANTE CRIAR TÁTICAS DE PÓS VENDA?

É importante criar estratégias de pós venda para começar a vender mais. Pense que se a pessoa já comprou com o seu negócio ela é propensa a comprar novamente. Afinal, ela já “arriscou” uma vez, já sabe da qualidade, já conhece o processo e já confia que vai receber o produto. Uma pessoa que nunca comprou contigo, não sabe de tudo isso e é mais difícil conquistar.

TÁTICAS DE PÓS VENDA PARA FIDELIZAR SEUS CLIENTES

1. SE COMUNIQUE VIA EMAIL

Uma das coisas mais importantes em uma estratégia de vendas e pós venda é o: relacionamento. Você precisa criar uma conexão e proximidade com seu cliente. Por isso, mantenha o relacionamento com o cliente através do email.

Você pode enviar bons conteúdos sobre o seu segmento e promoções do seu negócio, quando houver. Isso vai te tornar uma empresa que gera valor para a pessoa e não um negócio que só fica querendo vender para ela. Acesse aqui meu ebook com ideias de conteúdo para o seu negócio.

2. OFEREÇA CONSULTORIAS

De acordo com o seu segmento, você pode acompanhar o cliente depois da compra oferecendo uma consultoria gratuita para o uso do seu produto ou serviço. Essa consultoria pode ser um bônus que vai te ajudar a vender mais e também a fazer o seu cliente usufruir de tudo o que o seu produto tem à oferecer.

3. MANTENHA UM ÓTIMO ATENDIMENTO

Responda todas as dúvidas que surgirem antes e depois da compra. Para facilitar, organize um FAQ com perguntas frequentes e personalize a resposta de acordo com o cliente.

Nunca (nunca mesmo!) use respostas automáticas. Procure sempre personalizar chamando a pessoa pelo nome e enviando AUDIOS ou VÍDEOS.

4. SURPREENDA O CLIENTE

Quer diferenciar sua empresa da concorrência? Em aniversários, datas especiais e até em situações inesperadas, dê um presente ou lembrancinha para seu cliente. Todo mundo adora ser surpreendido e quase nenhuma empresa faz esse tipo de estratégia atualmente.

5. SURGIU NOVIDADE? GERE EXCLUSIVIDADE

Ofereça todas as atualizações e novidades do seu negócio primeiro para quem já comprou com você. Faça campanhas de produtos exclusivos e mostre que essa pessoa é especial. Nada mais legal do que você se sentir uma cliente especial de uma marca.

6. LEMBRE-SE: UM CAFÉZINHO SEMPRE VAI BEM

Se você tem um espaço físico, convide seus clientes para tomar um café, comer um bolinho ou, se for o caso, para um coquetel mais elegante. As pessoas adoram esse tipo de coisa e sempre saem com um produtinho no final!

7. FAÇA EVENTOS

Bingo, desfile, degustação, tutoriais, palestras, chás e outros eventos são super bem-vindos. Convide seus clientes para participarem e levarem um convidado.

8. ESTEJA DISPONÍVEL EM MOMENTOS CRUCIAIS

Antes e depois da venda, esteja sempre disponível para tirar as dúvidas e continuar um bom atendimento com o cliente. Muitas dúvidas surgem depois da compra. Por isso, continue o bom atendimento.

Também sempre pergunte para o cliente o que ele achou da compra e se tem algum processo pra melhorar. Isso é super importante e demonstra que você busca crescer.

9. OFEREÇA PRODUTOS SIMILARES

Se você possui outros produtos ou serviços que possam agregar valor, ofereça com um desconto para o seu cliente. Por exemplo:

  • Se a pessoa comprou uma calça, ofereça um cinto da moda.
  • Ou se ela comprou um bolo, ofereça os docinhos da festa.
  • Se comprou um café, ofereça uma trufa.
10. EXPERIÊNCIA RUIM? CONTORNE!

Seu produto estragou ou seu serviço não foi entregue como o esperado? Contorne a situação oferecendo mais do que o cliente espera.  Ofereça o produto novo com um mimo, por exemplo. Esteja sempre pronta para agir nestas situações.

Vale muito mais você agir para contornar a situação, sendo sincera. Do que tapar o sol com a peneira e depois ter um ex-cliente que não te indica e que vai falar mal do seu negócio. Sendo que muitas das vezes é possível você recuperar a situação.

Bora fidelizar os seus clientes usando as táticas de pós venda, maravilhosa?

E se você ainda tem dificuldades para vender, acesse aqui meu texto sobre como se tornar mais segura e confiante em 5 passos.

Compartilha esse post :)

Não saia sem ler também...

Inscreva-se para receber novidades sobre o universo do empreendedorismo feminino!

Não se preocupa, não enviarei spam para seu e-mail :)