Uma das dúvidas que mais recebo no meu Instagram e também nas minhas LIVES do YouTube, é sobre como diferenciar a empresa da concorrência.
Se você tem esse desejo, está no caminho certo e um passo à frente dos seus concorrentes. Já que muitas das vezes as pessoas se acomodam e acabam perdendo grandes chances de ter um negócio de sucesso.
Aqui neste post você vai aprender a diferenciar a empresa da concorrência com 5 táticas infalíveis e super práticas, guria. Vem comigo!
O QUE FAZER PARA DIFERENCIAR A EMPRESA DA CONCORRÊNCIA?
Toda essa história de “se diferenciar” me lembra de quando eu era pequena. Eu não podia andar junto com a minha irmã que todos achavam que éramos gêmeas.
O engraçado é que nós duas sempre achamos que isso não tinha nada a ver. Porém, qualquer pessoa que nos encontrava juntas perguntava: “vocês são gêmeas?”
Depois de ler, me conte nos comentários o que você acha!
Mesmo amando minha irmã de paixão e achando ela maravilhosa. Quando ficamos mais velhas eu comecei a querer me diferenciar. Ter uma identidade própria.
Sabe o que eu fiz para isso acontecer? Eu cortei e pintei o meu cabelo.
Foi um toque, uma coisa simples que fiz, que fez com que nós ficássemos com identidades diferentes.
E O QUE EU QUERO DIZER COM ESSA HISTÓRIA?
Eu quero que você troque eu e a Letícia por produtos ou serviços. Se possível, pense no seu produto e no produto do seu concorrente.
Vocês podem ter o mesmo produto, as mesmas funções, oferecer o mesmo serviço, certo? Porém, quando você cria algo para te diferenciar, você – mesmo tendo as mesmas características – se torna diferente.
Faz com que as pessoas identifiquem a sua identidade de marca.
Por isso, entender sobre o seu negócio profundamente, qual detalhe você precisa mudar e comunicar para as pessoas, é o que você deve fazer para diferenciar a empresa da concorrência a partir de hoje.
Assim como eu, você vai “mudar o cabelo” do seu negócio para parecer diferente das outras empresas perante o cliente. Tudo isso, usando as táticas aqui deste post.
O QUE ME TORNA DIFERENTE DOS MEUS CONCORRENTES?
O que vai te tornar diferente é a forma como você comunica as maiores forças do seu negócio. É você se posicionar como marca, ter profissionalismo ao extremo e saber comunicar quais são as coisas que você faz com maestria.
Eu sugiro que você comece fazendo uma Análise SWOT do seu mercado e do seu negócio. A análise SWOT é uma ferramenta simples, mas super efetiva para nós empreendedoras nos aprofundarmos sobre o cenário das nossas empresas.
ANÁLISE SWOT
Você vai ver que essa imagem é separada por 4 quadrados:
- FORÇAS: coisas únicas do seu negócio.
- FRAQUEZAS: pontos de melhoria.
- OPORTUNIDADES: tendências que você pode explorar.
- AMEAÇAS: fatores externos que podem te prejudicar.
Eu quero que você analise cada um desses pontos sobre o seu negócio a partir de agora. Será um grande exercício para afiar o machado e ajustar diversos pontos.
Porém, tenha um foco especial em entender quais são as suas maiores forças, pois elas te darão argumentos tangíveis para entender seus diferenciais.
Aqui, neste post, vamos focar especificamente em suas forças. Se você quer uma explicação mais detalhada sobre a Análise Swot, clique aqui.
Se questione sobre o que de melhor você entrega atualmente aos seus clientes. Por exemplo: ótimo atendimento? Produto de extrema qualidade? Sua localização? Entrega rápida?
Outras perguntas legais para você se fazer sobre as FORÇAS:
- O que minha empresa faz melhor do que a concorrência?
- Quais são os melhores feedbacks que já recebi?
- As melhores atividades e processos?
- Os melhores produtos?
- Quais os melhores recursos?
- Qual a maior vantagem competitiva?
- Qual é o nível de engajamento dos meus clientes?
Ao entender esse pontos, você vai conseguir potencializar tudo de positivo sobre o seu negócio. Você vai conseguir mostrar com CLAREZA os MELHORES ATRIBUTOS DO SEU NEGÓCIO para as pessoas.
Por isso esse é o PRIMEIRO PASSO para você se diferenciar.
5 TÁTICAS PARA DIFERENCIAR A EMPRESA DA CONCORRÊNCIA
1. SEJA PROFISSIONAL
Você pode até pensar o seguinte: Cami, o meu mercado está cheio de gente. Está saturado. Não sei como posso me diferenciar entre tantos!
Eu, sinceramente, não acredito em “mercado saturado”. O que eu acredito é que existem muitas pessoas fazendo mais do mesmo. Em todo mercado existem 2 tipos de empresas:
👉 EMPRESAS PROFISSIONAIS
👉 EMPRESAS AMADORAS
Empresas AMADORAS são a maioria, infelizmente. Elas não são comprometidas, atrasam entregas, oferecem produtos de qualidade duvidosa, copiam ao invés de se inspirar, não inovam e muitas vezes prometem coisas sem tempo hábil para entregar.
Sejam pequenas ou grandes empresas, acabam tornando-se amadoras em alguns aspectos e ficam com a credibilidade abalada com os clientes.
Já uma empresa PROFISSIONAL foca em tornar o negócio o mais perfeito possível, com processos, metas claras e planos de crescimento. Entregas no prazo e qualidade no produto/serviço prestado. São concorrentes super temidos!
E não importa o tamanho, temos empresas de porte pequeno extremamente profissionais e empresas gigantes amadoras ao extremo.
Mas uma coisa é certa, guria: quando uma empresa profissional entra em um segmento é para conquistar o espaço. É para crescer.
Por isso, se você quer começar a empreender ou já tem um negócio preste atenção: se comporte e se posicione como uma empresa profissional.
2. FOQUE NO QUE VOCÊ REALMENTE FAZ BEM!
Lembra da Análise Swot, certo? Então, pegue seus pontos fortes e foque em comunicar eles a partir de hoje.
Digamos que você é extremamente rápida em fazer lanches, consegue fazer e entregar em cerca de 20 minutos na casa do cliente.
Você não precisa focar em divulgar para as pessoas que você tem um bom produto ou um bom atendimento (por mais que você tenha). Você pode focar em divulgar a RAPIDEZ na entrega como um super diferencial do seu negócio.
As pessoas que gostam de uma comida express, vão comprar com você por esse diferencial.
Foque nas coisas que você faz realmente bem, e as pessoas irão prestar atenção nisso. Vão comprar por esse diferencial específico!
3. TENHA O MINDSET DE PUNIÇÃO: PUNA SEUS CONCORRENTES!
O que eu quero dizer com isso? Foque em ser melhor a cada dia.
Nem que você comece com 1 produto ou oferecendo apenas 1 serviço. Ofereça esse único produto ou serviço da forma mais extraordinária possível e puna seus concorrentes com a qualidade que você oferece em todos os aspectos.
Você vai ver que não terão concorrentes páreos para o seu negócio se você trabalhar todos os dias em ter:
- Melhores ideias de conteúdo;
- O melhor produto ou serviço;
- A maior qualidade de entrega.
4. SAIA DA BRIGA POR PREÇO!
Eu sempre falo sobre GERAR VALOR. Mas o que é de fato gerar valor para o cliente? Vou te contar através de uma história rápida.
Há alguns meses eu comprei um novo monitor para trabalhar com duas telas e facilitar o meu dia a dia de trabalho. Logo que ele chegou, abri a caixa toda feliz e quando quis ligar, uma frustração: o cabo dele não conectava no meu computador.
Foi aí que entrei no Google para procurar “por que o bendito cabo não conectava!” Busquei alguns conteúdos e entre tantos encontrei um vídeo que me explicava exatamente o que acontecia: eu não tinha um adaptador.
O mais legal é que naquele vídeo a pessoa explicava tudo o que eu precisava saber na hora de comprar um novo equipamento. Eu aprendi muitas coisas que eu deveria ficar atenta.
Sabe o que aconteceu? Ele me entregou mais do que eu esperava e me educou sobre o mercado.
No fim do vídeo, o rapaz fez uma chamada para ação para a compra do adaptador e eu não pensei duas vezes. Cliquei no link e comprei na loja dele: sem olhar concorrência e sem buscar melhores preços.
Claro que eu já precisava do adaptador, mas ao me EDUCAR sobre uma DOR ele me tornou cliente do negócio dele.
Se preocupe em ENTREGAR VALOR no seu negócio através de duas coisas:
💥 Um conteúdo gratuito de arrasar;
💥 A entrega de um produto/serviço de extrema qualidade!
Assim você vai parar de gastar o seu tempo preocupada com a concorrência ou tentando fazer descontos para atrair as pessoas.
Você vai se diferenciar por entregar o seu melhor a cada dia para os seus clientes.
5. CRIE DETALHES QUE CATIVEM O CLIENTE
Alguns detalhes são impossíveis de serem ignorados e geram uma conexão muito forte entre a sua marca e o seu cliente. Você pode fazer coisas como:
- Um produto totalmente novo no mercado. Algo inovador.
- Convidar seu cliente para pequenas comemorações em sua loja.
- Escrever o nome do cliente nas embalagens que você entrega.
- Enviar um presente surpresa na casa da pessoa.
Esses detalhes fazem toda a diferença para cativar clientes e criar experiências únicas. Além disso, eles transmitem a cultura do seu negócio o que gera ainda mais identificação.
DICA BÔNUS: ENTREGUE MAIS DO QUE PROMETEU
Lembra do que eu disse sobre empresas amadoras? A maioria comete erros básicos.
Por isso, você pode surpreender seus clientes em diferentes aspectos todos os dias. Apresentando uma linda embalagem, um recado personalizado, uma carta ou até produtos exclusivos.
Por mais simples que seja, sempre ofereça mais do que o prometido e você sempre terá uma empresa diferenciada.